MANUFATURA ALÉM DA FÁBRICA
A descentralização da manufatura apresenta desafios para gestão e acompanhamento da produção. A manufatura distribuída, também conhecida como produção distribuída, produção de nuvens e manufatura local, é uma forma de manufatura descentralizada praticada por empresas que utilizam uma rede de instalações de produção geograficamente dispersas que são coordenadas usando a tecnologia da informação.
TERRITÓRIOS DE FUTURO
Operação Smart Suply
A gestão da cadeia de suprimentos pode ser mais estratégica e otimizada através do uso de um conjunto de tecnologias que permitam acessar dados diretamente na fonte e auxiliem na qualificação da informação de produção e tomada de decisão. Parte deste pacote tecnologico são: a leitura de dados em nuvem para alimentar a ordem de produção, processo de desenvolvimento de produto digitalizado eliminando a necessiade de amostras fisicas, lotes de personalização alinhados com a demanda e predição de tendência de consumo.
Manufatura Distribuida
Manufatura distribuída é um conceito no qual a produção é feita em vários locais diferentes, em vez de em uma única fábrica centralizada. Isso pode incluir a produção em escala local, pequena escala ou até mesmo em casa, e pode ser usado para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a resiliência.
Blockchain
A cadeia de suprimentos é o processo de gerenciamento de fluxo de bens, serviços e informações desde a origem até o destino final. A Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite registrar e validar transações de maneira segura e transparente. A combinação dessas duas tecnologias permite uma maior transparência e confiabilidade na cadeia de suprimentos, permitindo a rastreabilidade de bens e a verificação de sua autenticidade. Isso pode melhorar a eficiência e a segurança das operações de cadeia de suprimentos e ajudar na troca transparente entre empresas.
Tecnologia Imersiva
O trabalho do homem em processos de montagem complexos, somada a necessidade de flexibilização nas operações de manufatura, aumentam as chances de erros. A realidade aumentada fornece uma solução projetando instruções e critérios de qualidade de maneira virtual diretamente no campo de visão do operador, tornando a operação mais eficiente e menos propensa a erros. A tecnologia imersiva também permite treinamento virtual de pessoal qualificado de outras áreas, beneficiando empresas mesmo com a produção dispersa geograficamente.
Riscos na Cadeia de Suprimentos
A interrupção na cadeia de suprimentos implica a alteração em qualquer fase do processo em virtude de agentes externos ao produto: clima, alterações na legislação, ataques cibernéticos ou pandemias, entre outros. Estas alterações podem elevar o preço além de comprometer a logística da matéria prima, tornando um desafio manter a indústria operando de maneira sustentável.
Fábrica
Verde
A construção descontrolada de fábricas e o uso ineficiente de recursos no processo industrial durante a história causaram danos ao meio ambiente. Como resultado deste cenário, as tecnologias inovadoras desta área não têm passe livre no uso de recursos, fazendo com que cada vez mais as empresas priorizem materiais sustentáveis,energia e métodos de fabricação que minimizem os impactos ambientais.